Com o Dia dos Namorados chegando, não há nada como um presente bem clássico: chocolate e vinho. Essa é uma combinação que nunca falha e muita gente aprecia! Porém, por causa da quantidade de açúcar, é necessário cuidado na hora de harmonizar.
Que tal esses?
Mais doce ou mais amargo… Eis a questão!
Chocolates que costumam a ser dados em Dia dos Namorados são mais especiais, com sabores diferentes. Para conciliar o sabor com vinho, é imprescindível considerar o tipo de chocolate e a quantidade de untuosidade que ele tem.
Os chocolates mais fortes e os com 75% cacau se adaptam melhor ao vinho tipo seco. O recomendado é procurar por um vinho que tenha 10 a 60 gramas de açúcar por litro, de preferência que seja feito com as uvas Syrah, Zinfandel ou Malbec.
Se o chocolate for branco, ele pode ser acompanhado de um vinho de colheita tardia, ou então um belo espumante moscatel. Essa também é uma boa dica para caso, invés do presente, servir uma torta ou bolo em um encontro de Dia dos Namorados.
Se o chocolate for muito doce, o ideal é adquirir um Vinho do Porto. Esta é a melhor alternativa, pois ele não amarga o gosto da sobremesa.
Se por acaso o chocolate tiver frutas secas, o Merlot é a melhor escolha. E se tiver castanhas, precisa de um vinho marcante e de paladar aveludado, o que novamente é recomendado o Vinho do Porto.
LEMBRE-SE que o ideal na combinação é ter vinhos e receitas com o mesmo nível de doçura. Além disso, faz parte do segredo ter a bebida na temperatura correta.
Algumas sugestões de rótulos
- Chocolate ao leite: vinho Anselmann Gewürztraminer Spatlese
- Chocolate branco: espumante Terranova Moscatel
- Chocolate amargo: vinho Porto Messias Ruby
- Chocolate com castanhas: vinho Porto Messias Ruby
Pegamos todas essas dicas no site: Blog dos Vinhos – Ver Artigo Original
Autor: Adrien Neumann
Fonte: Colombo, Viva o Vinho, Vinhos de Hoje